Saudações! É com grande alegria que me dirijo aos beneficiários das profundas e maravilhosas misericórdias de Deus. Estamos já na recta final da I edição da Campanha 24/30, um projecto que visa encorajar mais alguém a colocar mais regularidade na sua vida de oração.
Estamos neste mês orando pela expansão do evangelho nas cidades, províncias, Estados, nações ou continentes. E nestes dias que nos restam, a ideia é nos dedicarmos especificamente em torno da cegueira de entendimento. Mas antes vamos à Palavra de Deus para percebermos ao certo o que se pretende.
Leiamos juntos 2 Coríntios 4:4 "nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Agora vamos também abrir 1 João 3:8b "Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo". Ámen!
Antes, se calhar, seja melhor explicar que orar pela expansão do evangelho é orar para que o anúncio da boa nova possa ganhar mais espaço e tenha o devido efeito, isto é, mais pessoas venham a Cristo. O desejo de Deus é que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4). Mas para que isso aconteça é necessário que sejam enviadas pessoas para pregarem/anunciarem (Romanos 10:14-15).
Vejamos que a bíblia diz "venham ao conhecimento" e não diz "tenham". É que a verdade de Deus não se movimenta nem para esquerda e nem para direita. Ela está à destra de Deus (Atos 7:55). Então quem se movimenta para anunciar é o Homem às ordens de Jesus para que as pessoas possam vir ao conhecimento da verdade (Marcos 16:15-16).
Agora, o Diabo tem uma obra. Ela chama-se cegar o entendimento dos descrentes. Esta acção consiste em endurecer o coração das pessoas que não seguem Jesus. Esta acção consiste em fundamentar ainda mais as razões que lhe levam a permanecer como descrente. Esta acção consiste em aumentar ainda mais o arsenal de argumentos que lhe fazem não seguir Cristo.
No versículo onde lemos vem "deus deste século"... É com a letra “d” minúscula mesmo [risos...], isto porque a bíblia explica que tem força (Lucas 10:19) e através dos seus poderes espirituais fracos ou primeiros rudimentos domina este mundo (Gálatas 4:3,9). Isto é, por meio desses poderes espirituais fracos busca influenciar o entendimento dos seres humanos (Romanos 8:20).
Ao manter ou conservar o entendimento de um ser humano na escuridão, de acordo com a bíblia, o Diabo faz com que a pessoa não saiba onde deve ir, sobretudo em relação à vida espiritual (1 João 2:11). Atenção, eu não disse "não saber onde vai", escrevi "saber onde deve ir". O descrente até pode saber onde vai, mas não sabe aonde deve ir. Domina todos caminhos na escuridão [risos...]. É por isso que está cheio de argumentos para negar Jesus, mas está vazio de bases para aceitar [risos...].
O evangelho, por ser loucura para o descrente, é fácil ter argumentos para negar [risos...]. Nesta obra satânica de cegar o entendimento, o Diabo primeiro garante que o descrente não saiba onde deve ir e a seguir reina sobre ele, fazendo com que essa pessoa sirva a imundicia e maldade (Romanos 6:19a).
Podemos ver aqui que há muita vantagem para o Diabo ter um descrente com entendimento cego, por isso procura reforçar bastante nessa táctica para que nenhum descrente veja o resplendor da luz do evangelho da glória de Cristo.
Como pode ver essa teimosia fundamentada que alguns têm ao ponto de não dar espaço para o Espírito Santo convencer-lhe (Hebreus 3:7-8), não é feita da lógica aparente apenas, mas tem uma mão espiritual invisível por detrás [risos...].
Somos então chamados a orar contra essa força que cega a mente do incrédulo como forma de nunca deixá-lo vir a Cristo. Deus enviou Jesus para desfazer esse tipo de obra (I João 3:8b). E essa é a nossa oração: desfaça essa cegueira de entendimento nos incrédulos... Desfaça na minha família; desfaça no meu bairro; desfaça na minha cidade; desfaça na minha província; desfaça no meu Estado; desfaça no meu país; desfaça no meu continente... Desfaça!!
Essa teimosia de entendimento contra os Céus tem de ser desfeita. Nem que seja para ser desfeita como foi a de Paulo! A vida de um ser humano é dirigida por aquilo que ele entende (Provérbios 4:23). Por isso, nesses dias que ainda restam da campanha vamos orar pela mente dos incrédulos. Deus disse em Ezequiel 11:19 que tem poder para substituir mente, é isso que queremos para os evangelizados com metes cegadas. Já acabei de pregar!!! Oremos insistentemente!
Comments powered by CComment