Caná

Por que Jesus é Filho de Deus?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A proposta de hoje é estudar sobre uma matéria que “bateu” os grandes doutores da lei! Os escribas e os fariseus conheciam muito bem a lei e ensinavam bem (Mateus 23:2-3), mas esta aula criava-lhes dores de estômago. Os que compreendem este assunto com o coração assemelham-se a uma mulher que sobe ao altar, pois sobe solteira e desce casada. Isto dá poder!

Entre os quatro evangelhos que temos no Novo Testamento, superficialmente podemos ver que dois contam a história do nascimento de Jesus, sendo o de Lucas o que tem mais detalhes. É o detalhe que vai nos ajudar a responder à pergunta.

Richard Hoover (quem já foi à escola bíblica, pelo menos aqui no meu país, deve conhecer os livros desse tio [risos…]), conta que Lucas era um médico, não andou com Jesus, porém, era amigo íntimo de apóstolo Paulo. Lucas esteve com Paulo mesmo quando todo mundo abandonou-lhe, podemos conferir isso em II Timóteo 1:15; 4:11.

O doutor Lucas tem dois livros na bíblia: o evangelho e Atos (Lucas 1:3; Atos 1:1). Ele escreveu os dois livros para Teófilo, um gentio como nós. Uma vez não ter andado com Jesus, o médico Lucas diz, no prefácio, que teve de estudar e investigar muito para poder escrever o que hoje está em nossas mãos (Lucas 1:3). O médico evangelista procurou descrever os factos em ordem cronológica.

Agora vamos entrar no assunto da nossa aula! Lê comigo Lucas 1:35 “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” Se você puder ler pelo menos duas vezes a passagem que citamos era muito bom.

Este é um trecho do diálogo entre o anjo Gabriel e Maria, a serva do Senhor (Lucas 1:38). Aqui o anjo estava a explicar à Maria como ela iria ficar grávida sem ter feito sexo com nenhum homem (Lucas 1:34). As expressões “conhecer varão” e “entrar a” é o modo de falar que a bíblia usa para se referir a fazer sexo. Quando você vir algo como “Abraão entrou a Agar” ou “Adão conheceu Eva” entenda Abraão fez sexo com Agar (Génesis 16:4).

Maria ficou “espantada” quando anjo Gabriel disse-lhe que ela iria ficar grávida, porque ainda não tinha feito sexo com ninguém (Lucas 1:34). Então o anjo teve de explicar que para Deus nada é impossível, até mulher estéril velha Deus faz ficar grávida.

Então o anjo explicou-lhe que ela não ia engravidar por meio de uma noite com José; a gravidez dela iria acontecer de um modo especial. Ela iria ficar grávida por envolvimento entre ela e o Espírito Santo, com cobertura do poder de Deus Altíssimo, em forma de uma sombra. De acordo com a passagem que lemos é isto que fez dEle Filho de Deus.

Naquele momento em que Maria foi envolvida com o poder de Deus Altíssimo cobrindo-lhe com a sua sombra, Jesus, ainda na forma de Verbo, saiu de Deus (João 16:28); e como Verbo entrou no ventre de Maria para se fazer carne (João 1:14).

Tinha de ser desta maneira para se cumprir com a promessa que Deus fizera pela boca do profeta Isaías “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14). Emanuel significa Deus connosco (Mateus 1:23).

O outro motivo que levou Deus a enveredar por esta maneira especial de engravidar Maria é que se fosse por meio do sexo entre ela e José, já não podia ser Filho de Deus, mas sim de José, porque iria ter sangue dele (João 1:13).

Rejeição

Trinta anos depois, durante o exercício do seu ministério, Jesus apresentou-se como Filho de Deus e que Ele havia descido do céu (João 8:18-19). Mas isso foi amplamente assunto de debate na esfera pública (João 7:12); a maioria aceitava Ele como um profeta com muitos poderes e autoridade, mas não como Filho de Deus (Mateus 21:46).

Houve vários factores que contribuíram para isso; a promessa da vinda do Filho de Deus à terra foi feita em muitos códigos, e muitos não conseguiram entender (Mateus 17:10-12; Lucas 1:13-17). Mas o factor principal que levou as pessoas a rejeitarem Jesus como Filho de Deus foi o facto de não terem tido conhecimento sobre a maneira como a Maria ficara grávida.

José, depois de ter recebido um anjo explicando o porquê a Maria estava grávida, recebeu a sua mulher; José cuidou de Maria e, quando ela deu à luz, adoptou Jesus como seu filho (Mateus 1:24; Lucas 2:1-7; Lucas 3:23). Todo “mundo” pensava que José era pai biológico de Jesus (Lucas 3:23; João 6:42).

Por isso, quando Jesus tentava explicar que Ele descera do céu, que Ele sabia de onde vinha e para onde ia, e que dEle testificava o Pai e outras coisas parecidas com essas, as pessoas reagiam dizendo que Jesus estava fora de si, que era mentiroso e tinha demónio (João 7:12; João 10:20). As pessoas – quando ouviam Ele dizer que era enviado de Deus e desceu do céu – diziam: como pode? Não é este Jesus, filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? (João 6:42).

Muitos estavam tão fixos ao documento de identidade de Jesus que nem perceberam o significado da voz que se ouviu do céu, no dia do baptismo, dizendo “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17). Era necessário José adoptar Jesus, porque Cristo tinha de ser da casa de Davi e nascer de uma mulher que ainda era virgem (Lucas 2:4). Aqui há sabedoria de Deus para viabilizar o plano da remissão.

Deus fez de propósito colocar a promessa da vinda do Filho dEle de forma muito codificada, mas não o fez por mal.

Quando Jesus veio à terra, Judeia e Jerusalém estavam sob controlo do Império Romano. E os judeus não gostavam nada disso e estavam a espera da vinda do Filho de Deus na expectativa que Ele acabasse com aquilo (Atos 1:6-7). Se Deus não tivesse codificado, o Diabo iria conseguir inviabilizar o plano de remissão. O povo estava mais preocupado com a promessa de restauração de Israel do que com remissão, não iriam crucificar Aquele que eles esperavam; é por isso que depois da confissão de Pedro, Jesus disse: não digam isso a ninguém (Mateus 16:20).

Jesus, reunido com os discípulos, disse: deixem eles pensarem que sou um dos profetas, não digam a ninguém que sou Filho de Deus (Mateus 16:13-16,20). Ele queria que pensassem isso para que Ele pudesse ser entregue nas mãos dos anciãos, principais dos sacerdotes, e dos escribas; para dessa forma manifestar-se como o Cordeiro de Deus e sacerdote eterno (João 1:29; Hebreus 4:1; 5:6).

O Diabo tentou de todas formas impedir essa manifestação. É por isso que quando os demónios manifestassem denunciavam que Jesus era Filho de Deus (Marcos 1:23-25; Mateus 8:29) e Ele repreendia, mandando calar e sair (Marcos 1:25). Satanás esforçou-se em denunciá-lo para que o povo evitasse a crucificação e, evitando a crucificação, não haveria remissão (Hebreus 9:22); sem remissão não haveria salvação do mundo (I João 2:2) e o Reino das Trevas continuaria sobre toda humanidade.

Na verdade, o Diabo é o príncipe deste mundo (João 14:30); Jesus não é deste mundo, só veio aqui para salvar o que estava perdido, que é o Homem (Mateus 18:11). Agora que Jesus já nos salvou, pagando o preço na cruz (I Coríntios 6:20), Satanás faz a luta inversa. O Diabo, o Inimigo das nossas almas, esforça-se para cegar o entendimento dos descrentes, porque sabe que, embora já tenha sido pago, a salvação é por meio da fé e ao crer que Jesus é Filho de Deus, o Homem recebe o poder de também ser filho de Deus (Efésios 2:8; João 1:12).

Muita gente engana-se e sai dizendo por aí que todos somos filhos de Deus. Calma aí! A bíblia diz que o direito de se tornar filho de Deus é recebido ao crer no nome de Jesus (João 1:12). Ser filho de Deus é um poder. Cuidado, a ignorância é perigosa. O único deus que aceita que você seja filho dele sem que você creia no nome de Jesus é Satanás, o deus deste século (II Coríntios 4:4; João 8:42,44).

O direito de ser filho de Deus não é qualquer coisa; quando você recebe esse direito você recebe poder; não é um poder qualquer; é um poder espiritual; quando você recebe esse poder toda força do Diabo fica debaixo dos seus pés (Lucas 10:19). Nós não negociamos com demónios, nem colocamos sal e água da praia; quando o Diabo quer nos chatear levantamos e dizemos “em nome de Jesus sai daqui”. E não é apenas poder sobre força satânica, como filhos de Deus somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Romanos 8:17).

O Diabo quis atrapalhar a minha vizinha de noite; e o demónio ouvia-se até na minha casa; fazia um barulho assustador; a minha vizinha só levantou a voz e disse “aqui é minha casa e quem manda sou eu, em nome de Jesus, Satanás sai da minha casa”; e o demónio foi embora. Essa vizinha não ligou a ninguém, não chamou vizinho para pôr sal, não chamou nenhum “man of God”; apenas utilizou o poder de ser filha de Deus.

O Diabo, por saber que a recepção do direito de ser filho de Deus por crer no nome de Jesus coloca toda força Dele debaixo dos pés dos homens, investe forte e feio na mentira. Satanás é pai da mentira, e qualquer pessoa que acredita e segue sua orientação é filho dele, perdendo poder sobre as forças dele (João 8:44).

O investimento do Diabo é tão grande que Ele inventa multidões de religiões e heresias revestidas de suaves palavras e lisonjas para enganar o coração das pessoas (Romanos 16:17-18). É só prestar atenção, observará religiões com ensinos bonitos com valores humanísticos e até falam de Jesus, mas negam que Jesus seja Filho de Deus. Satanás trabalha assim, mente de forma encoberta para levar multidões à perdição (II Pedro 2:1).

Estava a ensinar, agora deixa-me pregar. Arrepende-se! Pára de seguir a mentira do Diabo! Aceite Jesus como Filho de Deus e recebe o direito de se tornar filho de Deus de Israel! Arrepende-se! Ainda dá tempo, a misericórdia de Deus ainda está disponível! Jesus ama-te e está à sua procura! Arrepende-se!

Já acabei de pregar! Quem é a primeira pessoa que deseja em seu coração receber Jesus em sua vida como Filho de Deus vivo? Se você é essa pessoa, clique aqui para fazer a oração de aceitação.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

599346
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
29
1757
5493
538260
14133
11495
599346

Seu IP: 3.143.205.64
2024-09-20 01:03

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Search

Ir ao Top