Conversa

Homem, Céus e Inferno

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações amados amigos, pais e mães que o Senhor Jesus me deu! Não escrevo estas coisas no intuito de trazer uma pregação. A minha ideia é apenas conversar sobre o Homem, Céus e Inferno. Resumindo, a ideia é falar da obra de Deus. Eu acho que vai ser uma boa conversa.

Uma das coisas que aprendi na escola primária é que o corpo humano é constituído por três partes básicas: cabeça, tronco e membros. É interessante ver como a bíblia classifica o ser humano. As Escrituras afirmam que o ser humano é constituído por corpo, alma e espírito (1 Tessalonicenses 5:23).

Atenção, não há contradição. Há gente que é vítima da “preferência científica” e fica o tempo todo colocando uma contra outra. A ciência fala do corpo humano, enquanto a bíblia do ser humano na sua totalidade.

Durante as seis fases da criação Deus foi criando muita coisa por meio da Palavra. O Senhor Deus ia dando ordens e Jesus, que é a Palavra de Deus, executava (Génesis 1:20; João 1:1-3). Mas quando chegou a vez de formar o Homem, Ele não deu ordem, disse façamos! (Génesis 1:26).

Porque Deus (no Homem) quis ter uma participação que ia além da Palavra? A razão é muito simples, Deus queria que o Homem fosse semelhante à divindade (Génesis 1:26). A alma do ser humano é diferente da alma das baleias, répteis, aves, etc. Enquanto a alma destes animais foi feita por meio da Palavra, o Homem passou a ter alma vivente após Deus soprar o fôlego da vida (Génesis 1:26-21; 2:7).

É por isso que a alma do Homem tem funcionalidades semelhantes a de Deus, e é diferente dos outros animais. Lembre-se que a alma é a parte intelectual de um ser e é, também, o centro das emoções. Quando se diz que os outros animais são irracionais, não quer necessariamente dizer que eles não pensam, mas que têm uma capacidade racional limitada, ou seja, não produzem conhecimento por si mesmo. Por ter sido feita com sopro de Deus, a alma do Homem é racional, isto é, tem capacidade para produzir conhecimento.

Céus…

Acho que a conversa está boa. Agora vamos falar de Céus. Muita gente quando olha para cima pensa que Deus só fez aquele céu [risos…]. Deus fez muitos céus, ou seja, existem outros.

Como é que eu sei? Apóstolo Paulo escreve na II Coríntios 12:2, que conhece um homem que foi arrebatado até ao terceiro céu [risos…]. Significa que há mais céus para além deste que você vê com olhos carnais.

Sabe porque o mar e o céu por padrão são azuis? A bíblia explica que quando Deus criou os céus, a terra não tinha forma e era só água, então Deus separou as águas, umas para cima e outras ficaram embaixo, tendo de seguida chamado as águas de cima de Céu (Génesis 1:1-8).

Parece loucura, mas é verdade! Deus fez muitos céus, é por isso que a bíblia frisa colocando muitas vezes no plural. Num desses Céus existem altares, trono, paraíso… (Apocalipse 4:2; 6:9; Lucas 23:43)… está tudo lá. É possível ir em espírito, se Deus quiser mostrar, claro (Apocalipse 4:2). As coisas vão muito mais além do que aquilo que você acha possível ou imagina.

Nunca devemos nos esquecer que Deus fez duas coisas: obras visíveis e invisíveis (Colossenses 1:16). As coisas visíveis podemos vê-las com os olhos físicos, mas as invisíveis só são possíveis quando Deus abre os nossos olhos espirituais (II Reis 6:15-17). Os olhos usados para ler estas coisas, ainda podem ser abertos por Deus para ver outras coisas inimagináveis [risos…].

Nada de andar a se comportar como aqueles fanáticos que ficam imaginando coisas e depois dizem que é Deus abrindo-lhes os olhos, mentir é pecado! Algumas pessoas fazem confusão, chamam de fanático pessoa que se dedica à obra de Deus, isso não é correcto, porque fanático é alguém que faz coisas de Deus sem entendimento, um espiritualista e exibicionista de fé de máfia [risos…].

Inferno

Muita gente pergunta, onde é que fica o inferno. Alguns até sabem e bem, que é lá embaixo, mas onde será? Será que se cavarmos a terra até lá mais abaixo vamos encontrar? Será que se formos para baixo das águas vamos encontrar? São muitas questões…

Algumas pessoas têm dito que quem fez o inferno foi Deus. Falam assim por causa do que Jesus falou em Mateus 25:41, onde afirma que o “fogo eterno foi preparado para o Diabo e seus anjos”. Gostaria de chamar a sua atenção para o facto de o fogo eterno, que Jesus se refere, e o inferno serem lugares diferentes, pois o fogo eterno já tem a ver com castigo eterno e é assunto do fim deste mundo, enquanto o inferno é assunto de pós-morte (Mateus 25:41,46; Apocalipse 20:14). Sobre fogo eterno, castigo eterno ou lago de fogo, vamos falar noutro dia.

Apesar de não vir na bíblia que Deus fez o inferno ou algo assim, podemos afirmar que foi Deus quem fez, porque a bíblia diz em João 1:1-3 que todas coisas foram feitas por Jesus, e sem ele nada do que foi feito se fez.

O inferno é um lugar espiritual situado debaixo da terra, nas partes mais baixas (Filipenses 2:10; Efésios 4:9; Provérbios 15:24). Este lugar tem capacidade de acção, ou seja, o inferno anda, acolhe, entrega, influencia e faz guerra. Se Deus lhe permitir, também, mata (Apocalipse 6:8; 20:13; Tiago 3:6; Mateus 16:18).

Graças a Deus nunca fui lá, mas lendo a Palavra fica claro que nem todos sítios são iguais no inferno, pois existem partes mais profundas, zonas de fogo inextinguível, abismos de trevas, e por aí em diante (Mateus 5:22; Provérbios 9:18; II Pedro 2:4). Aliás, Jesus deixa claro que o inferno tem uma entrada e muitas portas (Mateus 16:18; Apocalipse 1:18).

Algo interessante é que estando no inferno é possível olhar para cima e ver de longe quem está no paraíso e até dialogar, mas é preciso gritar (Lucas 16:23-24). E alguém pergunta como pode tal coisa? Espiritualmente isso é normal, porque no mundo invisível tudo é visível. Claro, Deus pode colocar um e outro limite [risos…].

Segundo a Bíblia, que não diz mentira, o inferno é um sítio tormentoso (Salmos 116:3). Jesus explica que mais vale você cortar ou perder o teu braço que te faz pecar do que ir para este lugar (Mateus 5:29). Alguém pode perguntar, se é tormentoso por que o Diabo e os demónios aceitam viver lá por todo este tempo? Já respondi a esta questão, há várias zonas no inferno, há demónios que, por exemplo, só estão presos na escuridão esperando pelo dia de receber o castigo (II Pedro 2:4).

Quem vai ao inferno? Segundo a bíblia, vão para lá todos perversos e nações que se esquecem de Deus (Salmos 9:17), isto é, todos que não têm comunhão com Deus ou, tendo, as suas vidas não honram esse compromisso (João 6:53).

Há gente que diz que prefere ir ao inferno porque as “gajas boas” estarão lá, as prostitutas e cervejeiras estarão lá. Para este grupo de pessoas, ter bebida e mulheres é sinónimo de um bom sítio para estar [gargalhada…]. Não me interrompam, deixem-me pregar evangelho sem tabu, porque tudo aqui é de propósito [risos…].

Tenho duas notícias para si. A primeira é que se os evangelistas não forem a tempo de evangelizar com sucesso todas “boas gajas” que você “trincou”, elas estarão no inferno. A segunda notícia é que ainda que você encontre todas elas no inferno não vai acontecer nada de curtição, porque a zona que acolhe Homens é de tormento que você nem vai conseguir pensar em “curtir”.

Lembre-se que o homem rico, quando chegou no inferno, atormentado pelas chamas, não queria outra coisa senão uma gota de água para refrescar a língua (Lucas 16:24). E você quer ir ao inferno pensando em “curtir boas gajas” [risos…].

Permitam-me explicar mais uma coisa, morrer não é parar de respirar, isso é sinal. Morte é a separação do espírito e do corpo (Tiago 2:26). De forma mais simples, morte é a separação do seu homem interior com o seu corpo (homem exterior) (II Coríntios 4:16). O que vai para o paraíso ou inferno é o seu eu interior {porque você é um ser espiritual}, e o seu eu exterior/corpo será sepultado. Como é que você vai curtir as “boas gajas” se o corpo que te cria esses desejos carnais fica no cemitério? [risos…]

É por isso que pregamos evangelho. A ideia é ver se ajudamos alguém a entender, que para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo. Talvez mais alguém entenda hoje que o inferno e o abismo nunca se fartam, ou seja, querem abocanhar todos Homens, mas Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigénito, para que todo aquele que nEle crer não seja abocanhado pelo inferno, mas escape e receba a vida eterna (João 3:16).

O que é vida eterna? É vida em abundância numa cidade construída por Deus, um lugar de justiça, paz, e alegria. Alguns activistas ficam advogando para que haja justiça neste mundo, nada contra, pois estão a fazer a parte deles. Mas Deus, na sua infinita sabedoria, viu que a solução para os problemas deste mundo é destruir tudo e dar-nos uma nova terra e novo Céu, onde habita a justiça. Lá viveremos vida em abundância sem dor e Ele mesmo (Deus) vai fazer questão de limpar as nossas lágrimas (Apocalipse 21:4).

Já terminei! Se você ainda não segue Jesus e deseja em seu coração dar o primeiro passo, por favor, clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador. Vem viver a misericórdia de Deus!

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

686081
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
279
414
2038
630924
8855
14427
686081

Seu IP: 18.221.116.226
2025-01-18 07:11

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top