Deserto da Judeia

Aplicação correcta do ódio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ser humano é composto por corpo, alma e espírito (I Tessalonicenses 5:23). Há doenças que afectam o corpo, umas atingem o espírito, e outras a alma (Mateus 9:20; 8:28; Salmos 147:3). O ódio tem um papel fundamental na vida do crente, mas quando mal aplicado torna-se uma doença para alma e envenena o nosso relacionamento com Deus (I João 4:20). Vamos procurar ver hoje na bíblia como utilizar correctamente o ódio nas nossas vidas.

Para tal vamos abrir as nossas bíblias em Provérbios 8:13. E assim se lê “Temer o Senhor Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas”. Ámen!

Antes de continuar vou saudar a todo usuário da Chave de Davi. É agradável andar na sua companhia nesta jornada de fé. Temos [eu e minha esposa] feito menção de vós em nossas orações, ainda que seja uma frase de meio período, pedindo a Deus para que tudo vos vá bem. E agora enquanto vos escrevo, o que me sobe ao coração é pedir a Deus, em nome de Jesus, que toda doença ande longe da sua tenda.

Olhando, agora, para as escrituras sagradas, se calhar começar por dizer que o versículo foi extraído de um capítulo onde Salomão, então rei de Israel, já inicia explicando que não é ele que fala, mas sim o grito da Sabedoria feito a partir das altas montanhas, na beira da estrada, nas encruzilhadas dos caminhos, nas estradas das cidades e perto dos portões (Provérbios 8:1-3).

A sabedoria através de Salomão decidiu falar com os moradores da terra. E um dos assuntos que abordou é a respeito do ódio. Ele há-de ter aprendido com pai dele Davi que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Salmos 111:10). A pergunta que se coloca é como é que faço isso de temer ao Senhor? Como é que faço isso de respeitar ao Senhor? Então a sabedoria esclareceu por meio do grito para todos moradores da terra dizendo: temer a Deus; isto é, respeitar a Deus é odiar o mal (Provérbios 8:13). Em outras versões da bíblia vem “aborrecer ao mal”.

Entende! Deus deu este sentimento ao ser humano com intuito de ajudar ao homem a não ter familiaridade com o mal. A sabedoria, dando exemplo de si mesma, mostra-nos que o ódio é para aplicar contra todo tipo de iniquidade, desde orgulho, falta de simplicidade, maus caminhos e mentiras (Provérbios 8:13). Mesmo Deus utiliza o ódio para não ter parte com o mal (Isaías 61:8).

A bíblia alerta-nos que o ódio não é um sentimento criado para ser aplicado contra pessoas. A ideia é utiliza-lo contra o mal. Fazer como Deus, odeia a iniquidade (Isaías 61:8), mas ama os homens de tal maneira que entregou seu único filho, para que todo aquele que nele crê escape da condenação e alcance a promessa de viver eternamente (João 3:16).

O homem precisa fazer aquilo que Deus fez no segundo dia da criação: Ele separou as águas (Génesis 1:7). Devemos separar o mal e o Homem. Odiar o mal e amarmos os Homens. A bíblia considera assassina a pessoa que odeia o seu próximo (I João 3:15).

Quando o ser humano odeia o mal e o Homem junto, ou deixa de odiar o mal, passando a odiar a pessoa, este sentimento ao invés de distanciar-lhe do pecado, passa a provocar brigas (Provérbios 15:17). Para além disso, quebra o ambiente de convivência entre as pessoas, daí que dizem as escrituras: “é melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio” (Provérbios 15:17).

Ao nível da pessoa, o ódio contra o próximo tira-nos da luz para a escuridão (I João 2:12). Esse versículo que mencionamos diz que quando alguém odeia o outro passa a andar nas trevas e com isso fica sem saber para onde vai. O ódio contra o próximo nos cega, fazendo-nos tomar atitudes de quem não sabe o que faz (João 15:18; Lucas 23:34).

Por conta da natureza do nosso coração, acontece que a alguém faça-nos algo que nos leva a odiá-lo. Isso acontece, pois somos seres humanos. Quando tal coisa ocorre, a bíblia orienta-nos a não guardarmos o ódio contra o outro, mas sim ir ter com a pessoa, corrigirmos com franqueza para que não tomemos atitudes pecaminosas por causa dele (Levítico 19:17). A palavra de Deus adverte que a saída não é vingar-se, mas amar o próximo como a si mesmo.

Jesus Cristo alertou-nos, também, que o cristão está sujeito a ser odiado (João 15:19). Mas advertiu que quando isso acontecer não devemos devolver pela mesma moeda, antes devemos lembrar que o mundo odiou a Ele primeiro, e ele não levava à peito pois entendia que quem odiava a Ele, a Deus odiava (João 15:23).

O crente, todavia, precisa de ser vigilante e prudente ao lidar com pessoas que  o odeiam, pois este sentimento quando é contra pessoa tende, regra geral, a desaguar na maldade (Provérbios 26:28). Não ficar na ideia de que quem o odeia está odiar a Jesus, pelo que isso por si já lhe dá protecção.

Há pessoas que nos odeiam e deixam isso claro, mas há também aqueles que sabem muito bem disfarçar, escondendo o seu ódio por nós por meio da bajulação. Em Provérbios 26:24-25, a bíblia diz que o hipócrita que odeia fala muito bem, mas não lhe devemos dar crédito, pois seu coração está cheio de ódio e ainda que esconda com o tempo a sua maldade revela-se. É uma questão de ser vigilante e prudente para não ser ferido e levado à desgraça.

Já preguei! Se você ainda não é crente e deseja em seu coração começar a seguir a Jesus, clica neste link para fazer a oração aceitando-Lhe como seu Senhor e suficiente Salvador.

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is MB. Only files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Visitas

    742786
    Hoje
    Ontem
    Esta semana
    Última semana
    Este mês
    Último mês
    Desde 31/07/2018
    39
    1306
    39
    685102
    6816
    12669
    742786

    Seu IP: 66.249.66.15
    2025-04-06 01:49

    Chave de Davi

    Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

    Junte-se à nossa comunidade

    Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

    Fala comigo

    Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

    Search

    Ir ao Top