Honrar pai e mãe é o segredo bíblico para ser bem sucedido na vida e prolongar o tempo de vida aqui neste planeta (Efésios 6:2-3). Para esta semana especial sob o tema “Honrar traz sucesso”, vamos falar em termos práticos sobre o que é isso de honrar os pais, dividindo este “negócio” em duas dimensões.
O exercício de honrar os pais acontece ao nível interno e externo. Ao nível interno tem mais a ver com o tratamento que se dá aos pais. E ao nível externo tem a ver com a forma como levamos as pessoas a olharem para os nossos pais. Usando da minha experiência como filho, posso dizer que a parte do tratamento é mais desafiante do que a outra dimensão [risos…].
Vamos ler juntos Efésios 6:1-4 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”.
A primeira coisa que nos salta a vista lendo esta passagem é esta distinção que as sagradas escrituras fazem sobre obedecer e honrar. Ela mostra que obedecer o pai e mãe é por uma questão de justiça e honrar é por uma questão de mandamento com promessa.
Muitos de nós já temos uma mínima noção sobre obediência. De forma mais simples é acatar ordens. Quando se fala de honrar ao nível de tratamento a coisa fica mais ligada em tratar com consideração, ou seja, oferecer um trato com reverência. Em outras palavras, valorizar por meio do nosso trato. Se quisermos ir mais além, diríamos engrandecer por meio do trato.
Certa vez Noé bebeu vinho da terra de onde lavrava, e ficando embriagado dormiu nu na tenda; o seu filho Cam viu o pai nu e foi dizer aos seus irmãos fora (Génesis 9:20-22). Olhando para este episódio podemos ver que o problema de Cam não teve a ver com a desobediência, mas sim com a desonra. O tratamento que deu a aquele caso desvalorizou a imagem do seu pai.
É dever do filho cobrir a nudez dos seus pais (Génesis 9:23). Quem cobre a vergonha dos pais são os seus filhos. Quando a vergonha dos seus pais escapa arranja uma capa sábia qualquer para cobrir (Génesis 9:23). Ainda nesta questão de tratamento, não podemos falar mal dos nossos pais (Mateus 15:5). O facto de querermos fazer algo para Deus não justifica nem abre campo para tratar mal os nossos pais (Mateus 15:5-6).
Na verdade, a obediência aos pais é negociável, mas a honra é inegociável (Mateus 15:5-6; Efésios 6:1). A bíblia diz “sede obedientes a vossos pais no Senhor”, isto é, a obediência aos pais não pode levar a desobedecer a Palavra de Deus. Por causa do dever de honrar os pais, não se pode recorrer a rebeldia; nestes casos o recomendável é orar e conversar. Lembre-se, você está na casa dos seus pais, e quem manda é seu pai. Deus vê quando seus pais te fazem errar (João 19:11).
Ainda no capítulo do tratamento, é preciso amparar os seus pais, sobretudo no momento da dificuldade. Muita gente depois de se tornar adulta, abandona os seus pais. Já não visita e nem liga. Houve sete anos que a fome consumiu a terra, antes desses sete anos José foi promovido a Governador de Egipto (Génesis 41:40). A bíblia diz que durante a época de fome, foi José quem sustentou seu pai com pão e fez seu pai habitar na melhor da terra do Egipto (Génesis 47:11-12).
Hoje, muitos filhos têm abandonado seus pais. Algumas das mulheres que estão por aí nas ruas e avenidas pedindo esmola têm filhos, mas abandonaram-nas. Chamam seus pais de feiticeiros e feiticeiras. Que evangelho é esse que te faz vibrar glória Deus na igreja enquanto abandonas seus pais sem sustento e sem seus cuidados afectivos.
Ainda que o seu pai te chame da sua casa para casa dele, reúna-se contigo e diga: é verdade minha filha, eu sou feiticeiro. O seu dever é honrar o seu pai. Quando isso acontecer, vai ali na esquina comprar refrigerante, sumo (suco) e bolachas, aluga aparelhagem de som e faça festa em casa dele [risos…]. Qual é o problema se o seu pai é feiticeiro? Não há feitiço contra filho de Deus (Números 23:23). Então não há motivo para você desonrar teus pais.
Hoje em dia há muitos profetas que só vêem mãe e pai feiticeiro nas igrejas [risos…]. É muito duvidosa essa profecia que te leva a desonrar o seu pai. Deixa-me perguntar uma coisa: assim que te disseram que a sua vida não anda porque o seu pai está a enfeitiçar-te e você abandonou-lhe; acha que isso é suficiente para o feitiço deixar de funcionar? [gargalhada…] Deixa dessas brincadeiras, investidas espirituais não dependem da comunicação com o feiticeiro. Não inventa, faz o que está na bíblia: honra o seu pai.
As pessoas perdem bênção dos seus pais por causa de brincadeiras. Deixa contar-te este segredo: Jacó foi abençoado pelo pai (Génesis 27:27-29). Se você quer ser grande na família não perde o seu pai de vista, a bênção está com ele; se você brincar vai aparecer um esperto e vai levar sua bênção (Génesis 27:35). Quem tem ouvidos para ouvir ouça.
Quer que sua vida ande bem? Reavalia o seu comportamento diante dos seus pais. Se você ainda vive com os seus pais, saiba que só o facto de você levantar para recebê-los, para Deus faz toda diferença. Mesmo no coração dos pais isso faz diferença.
Há filhos que quando o pastor chega correm para ir pegar suas pastas e bíblia até à cadeira do pastor, mas quando o pai dele chega com pão em casa, nem se levanta do sofá. Não é mau receber o pastor, a bíblia diz que os pastores que dirigem bem devem receber honra duplicada (I Timóteo 5:17), mas primeiro honra os seus pais.
Filho com pais separados… realmente é uma situação delicada. Mas é preciso saber que o filho não entra nos atritos dos seus pais. Você é filho e seu dever é honrar o seu pai e a sua mãe. Parar de falar com um deles vai destruir o seu próprio futuro: primeiro por causa da mágoa que você está reter (se não perdoar, Deus não te perdoa [Marcos 11:26]); segundo, a promessa de a sua vida correr bem acontece quando você honra seu pai e sua mãe. Volte a falar com os seus pais!
Não podemos ser surrealistas aqui. É preciso estar ciente que a bíblia está a desafiar-nos a buscar esta maneira de ser e estar. Você sempre estará em falta na forma como trata os seus pais. Sempre vai faltar alguma coisa. Num relacionamento interpessoal sempre há problemas (Efésios 4:26). O importante é você não se conformar com isso e colocar o perdão aprendido em Deus a frente de tudo (Romanos 12:2; Efésios 4:32).
A outra dimensão de honra aos pais para além do trato tem a ver com as nossas obras como filhos. As obras que nós como filhos fazemos devem engrandecer os nossos pais (Provérbios 27:11). Em suma, onde você coloca a planta do seu pé você deve ser referência. Você deve resplandecer.
Quando dizem que você é mal-educado, não estão a ofender a si, mas sim aos seus pais. Quando dizem que você é bem-educado, estão a elogiar aos seus pais. O seu comportamento, as actividades que você pratica, aquilo que você fala, aquilo que você veste, suas atitudes devem levar as pessoas a dizerem: bem-aventurado são os seios que te amamentaram (Lucas 11:27).
Os seus pais podem ser os desprezados da cidade, mas por causa daquilo que você é e faz o nome dos seus pais deve mudar. Em vez de dizerem é aquele senhor mulherengo, devem dizer é pai daquele moço bem comportado da zona; é pai daquela menina muito inteligente da universidade [risos…].
Para isso não é necessário que os céus se abram e Deus atirar de lá uma porção de fôlego que te faz honrar os seus pais. A vinda de Jesus Cristo é suficiente. Jesus é a sabedoria de Deus dada ao cristão (I Coríntios 1:30). Então é chegada a hora de honrar os seus pais por meio das suas obras.
Já chega de olharem seus pais e dizerem: eis aí a mãe daquela vadia; eis aí o pai daquele bêbado; eis aí a mãe daquele que bate na esposa dele; eis aí os pais daquela moça que todos moço da cidade provam-na; eis aí os pais daquele moço mulherengo… É chegada a hora de os seus pais poderem sair à rua e dizerem: este é o meu filho amado, em quem acho agrado.
Esta dimensão de honra aos pais, por meio das suas obras, prevalece ainda que os seus pais estejam mortos. Os seus pais já não podem te ver você levantando-se para resplandecer (Eclesiastes 9:5-6), mas Deus de Israel te recompensará.
Comments powered by CComment