O calendário de oração é o texto mais lido aqui na Chave de Davi. Eu louvo a Deus por isso. É um sinal de que os irmãos gostam muito de orar, de estar no seu quarto a conversar com Deus. Antes de vir a Cristo, quando encontrava minha mãe a orar, eu pensava que ela estivesse a começar a ficar maluca e dizia “yuuuh” esse tal Deus está fazer minha mãe falar sozinha [risos…].
Desde que aceitei Jesus aprendi que não há melhor coisa que ter um tempo a sós com o Pai onde podemos falar nas calmas, sem fazer relato, dizendo “não aguento contigo”, “lembro-me de onde me encontraste”. Podemos também contar nossos sonhos a Deus; falar as nossas inquietações; reclamar; chorar; pedir perdão; reconhecer a misericórdia de Deus (porque nós metemos água). Enfim…
Meus irmãos, a campanha de oração “7 Clamores” está mesmo na recta final. Estamos já no sexto clamor. Neste mês estamos a clamar pela igreja. A proposta deste mês é que cada um, no seu a sós com o Pai, clame pela sua igreja. A sua igreja é a sua casa. Não é sua segunda casa, é a extensão da sua casa.
Jesus preocupa-se muito com a igreja dEle. Só para termos uma ideia, de Atos até Apocalipse, Jesus procura mostrar-nos como é que Ele quer que a igreja dEle seja.
Em Coríntios, por exemplo, Jesus procura mostrar como se faz a gestão de uma igreja problemática. Em Timóteo podemos aprender como ser obreiro. Daí que é necessário que cada um ore pela sua igreja.
Muitas vezes pensamos que a igreja é uma pessoa. Mas na verdade igreja não é apenas você. Igreja é você e os outros (I Coríntios 12:14). Igreja de Cristo é o conjunto de pessoas.
Muitos dizem que acreditam em Jesus, mas não vão a nenhuma igreja; acreditam que elas mesmo são igreja; mas a bíblia ensina que igreja é o conjunto de pessoas; nós temos de ter um pastor responsável por cuidar de nós aqui na terra, nos ensinando a seguir a Jesus (Hebreus 13:17).
É o pastor que nos ensina o básico sobre a oração. É o pastor que nos ensina o que é pecado e o que não é pecado. É o pastor que nos ensina como abdicar do velho Homem e revestir-nos do novo Homem. É o pastor que nos ensina a servir a Deus. O pastor é que vela por nós aqui na terra (Hebreus 13:17).
Acreditar em Deus e não ir a igreja, é como alguém que nasce em Moçambique e decide não pertencer a nenhuma família; quer viver na via pública. Amigo, você tem de pertencer a alguma casa. Nós somos moçambicanos, mas pertencemos a alguma casa. Uns são da família Cossa, outros Macúacua, Bento. E cada casa vai instruir os seus filhos com princípios particulares da casa, dentro do padrão social.
No plano espiritual também é assim. Somos todos cristãos, mas pertencemos a alguma casa. É nessa casa onde aprendemos os princípios cristãos. E cada casa tem a sua particularidade na forma como transmite tais princípios.
O nascimento espiritual é diferente do nascimento biológico, porque no biológico não escolhemos os nossos pais; mas no âmbito espiritual nós temos a oportunidade de escolher quem é que a gente quer que seja nosso pastor.
Antes de lembrar dos pontos de oração para este mês, falo destas coisas para dizer alguém: não se isola, procura uma igreja séria e comprometida com a Palavra para congregar. Você vai ver que há muita diferença.
A multiplicidade de igrejas não significa que somos desunidos. Essa distinção de igrejas tem a ver com o que a bíblia recomenda. As Sagradas Escrituras recomendam as pessoas que têm visões diferentes a continuar com evangelho, mas em separado para evitar contendas (Atos 15:37-39).
Outras vezes a multiplicação de igrejas tem a ver com o projecto que Deus quer realizar através de uma determinada pessoa (Atos 13:2). O que nos torna Um não é o nome da igreja ser o mesmo, ou o líder da igreja ser o mesmo para todos. O que nos torna Um é Cristo.
Eis a sugestão de pontos de clamor:
Setembro – Clamor pela Igreja
- Cristo no centro das pregações (João 14:6);
- Cristãos revestidos de poder de Deus (Lucas 24:49; Atos 19:11-12);
- Agir do Espírito Santo de Deus nas igrejas (João 14:26; 1 João 4:1-6);
- Um em Cristo (João 17:20-22);
- Conceda dons espirituais a igreja (1 Coríntios 12:1,7-11);
- Bom uso dos dons espirituais (1 Coríntios 14:39-40);
- Igrejas com dom de profecia (1 Coríntios 14:1,3);
- Amor de Cristo nas igrejas (João 15:12; 3:16);
- Revelação de mistérios celestiais (João 17:26);
- Novidades nas igrejas (Mateus 6:11).
Lembrar que o tema principal do calendário de oração (Novembro 2018/Novembro 2019) é "Semeando de joelho", e o versículo chave é Lucas 8:11b "a semente é a palavra de Deus". Também recordar que este calendário tem a ver com o seu canto de oração. Seu, a sós com Deus.
Já terminei! Se você quer ser Cristão ou reconciliar-se com Cristo, o primeiro passo para tal é fazermos juntos a oração de aceitação a Jesus como Senhor e suficiente Salvador da sua vida. Para tal clica aqui…
Comments powered by CComment