Convite de oração

Mulher pode pregar na igreja?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A primeira pessoa a ser enviada para pregar Cristo ressuscitado numa congregação foi Maria Madalena, uma mulher. Após ressuscitar, Jesus apareceu primeiro para Maria Madalena e mandou-a anunciar aos discípulos que Ele subiria ao Pai; e Maria foi ter com os discípulos que estavam congregados com portas cerradas com medo dos judeus e fez o que Jesus lhe mandou (Marcos 16:9; João 20:17-19).

Jesus foi, depois, para onde os discípulos estavam ajuntados para confirmar o que Maria Madalena havia anunciado (João 20:20), porque os discípulos não haviam crido no testemunho dela (Marcos 16:11).

Uma das primeiras pessoas, senão a primeira, a evangelizar Jesus como o Cristo dentro de uma cidade foi uma mulher, conhecida por mulher de Samaria. Após um momento de diálogo com Jesus, a mulher de Samaria entrou na cidade, evangelizou todo mundo e as pessoas saíram e foram ter com Jesus para ouvi-Lo (João 4:28-30).

Estes eventos bíblicos mostram-nos que Jesus conta com as mulheres para pregarem a Sua Palavra dentro e fora da igreja. Jesus mostra-nos, de forma prática, que não só está disposto a usar as mulheres em prol do Reino, como também está pronto a derramar a mensagem, assim como fez com Maria Madalena.

Quanto à colocação “As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei” (I Coríntios 14:34), digo em verdade, que apóstolo Paulo escreveu isso por causa da dureza dos vossos corações, mas no princípio do evangelho de Cristo não foi assim como vedes acima.

A igreja de Coríntios era mui problemática, havia muita confusão; até os filhos faziam sexo com os pais (I Coríntios 5:1). Paulo teve de ser radical para devolver a ordem naquela igreja (II Coríntios 7:10). É por isso que recorreu à lei para poder ensinar isso, e não ao exemplo de Cristo; daí a colocação “como também ordena a lei” (I Coríntios 14:34).

Sobre “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (I Timóteo 2:12), Paulo está, na verdade, a negar que a mulher abuse do seu marido quando entende a Palavra melhor do que ele. O que está em causa não é a mulher não ensinar; mas ensinar o marido faltando-lhe respeito.

É fácil entender isso, basta observar que Priscila e o seu esposo Áquila ensinaram a doutrina de Cristo a Apolo (Atos 18:26). Priscila e Áquila andaram com Paulo (Atos 18:3,18). Se Paulo estivesse proibindo a mulher de ensinar, Priscila não teria participado na indução de Apolo a doutrina de Cristo.

Muito antes do princípio do evangelho de Cristo, Deus já havia prometido uma nova forma de ser e estar no Reino. Em Joel 2:28, Deus diz “derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão...”. Pregar a Palavra é profetizar; quando você prega edifica, exorta e consola (I Coríntios 14:3). Profetizar não é apenas prever o futuro; profetizar é proclamar a vontade de Deus.

Amadas irmãs, se em vossos corações há desejo de ser pregadora ou cooperadora, peço-vos que não mateis esse desejo; antes alimentai-o seguindo o exemplo de Maria Madalena que procurou estar perto do Senhor Jesus em palavras, pensamentos e atitudes. Quando estamos conectados a Jesus damos muitos frutos (João 15:5).

Ora esta amadas, o que fala de frutos, fala de árvore; o que fala de árvore, fala de semear; e o que fala de semear, fala de semente. Ora, quem semeia cuida da semente, esperando que um dia ela brote; após brotar, espera que ela cresça; e após crescer, espera que a árvore dê frutos.

Em Cristo as coisas não são lineares como esse processo. Mas escrevo estas coisas para que você possa entender que nem sempre será como sucedeu com a mulher de Samaria, que virou grande evangelista após conversar com Jesus; por vezes é necessário semear, e isso requer paciência, meditação, oração e o exercício das instruções que a bíblia dá em sua vida.

Já aconselhei! E para você que ainda não segue Jesus e o seu coração está desejando dar o primeiro passo, tenho um segundo conselho: clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador. Vem viver a misericórdia de Deus!

Comments (0)

    Attach images by dragging & dropping or by selecting them.
    The maximum file size for uploads is MB. Only files are allowed.
     
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    The maximum number of 3 allowed files to upload has been reached. If you want to upload more files you have to delete one of the existing uploaded files first.
    Posting as

    Comments powered by CComment

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Visitas

    766244
    Hoje
    Ontem
    Esta semana
    Última semana
    Este mês
    Último mês
    Desde 31/07/2018
    88
    550
    88
    712021
    1684
    28590
    766244

    Seu IP: 3.143.170.30
    2025-05-04 03:29

    Chave de Davi

    Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

    Junte-se à nossa comunidade

    Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

    Fala comigo

    Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

    Search

    Ir ao Top