Foram muitas pessoas que morreram com as calamidades que abalaram a zona centro do país. Muitos irmãos perderam familiares. É uma dor tremenda: Idai e suas consequências; e familiares perdidos. Mas Deus de Jacó tem uma Palavra que conforta o coração.
Leia comigo Josué 1:2 “Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”
A família é constituída por Deus (Génesis 2:18). E para cada família Deus tem um projecto com impacto no mundo. Cada família que existe no mundo tem um lugar a chegar. Cada família tem um caminho e uma meta a atingir. Há uma jornada para cada família.
Com a família de Adão, Deus trouxe as primeiras pessoas à existência no planeta terra (Génesis 5:4). Por conta disso, Adão teve de viver 930 anos, período durante o qual gerou muitos filhos e filhas (Génesis 5:4-5). Depois que Deus viu que já tinha feito filhos e filhas suficientes para assegurar a existência do Homem, Adão morreu.
Com Moisés não foi diferente. Quando Deus chamou Moisés especificou o que tinha para ele; e o projecto era tirar o povo do Egipto (Êxodo 3:10); depois que Moisés tirou o povo e colocou-o numa situação favorável, Deus viu que já era tempo de Moisés morrer. A desobediência na rocha foi uma questão de pretexto; se Deus ainda tivesse plano com Moisés ia perdoar e deixá-lo entrar em Canaã [risos…].
Para cada etapa da jornada das nossas famílias, Deus vai pegando aquele que pode aguentar as batalhas que a etapa irá dar à nossa casa. Deus, sabendo da jornada que vem pela frente, olha para a nossa família e procura alguém que pode liderar a família nessa etapa. Geralmente Deus sacrifica o forte por amor dos fracos.
Podemos ver isso olhando para José e seus irmãos. Deus, sabendo que haveria fome em Canaã, onde vivia Jacó e sua família, sacrificou José. Permitiu que José fosse vendido aquela história toda até chegar em casa de Potifar, no Egipto (Génesis 39:1); e no final foi através de José que Deus providenciou comida para a família de Jacó; e através de José cumpriu-se a palavra que Deus falara à Abraão, que os seus filhos ficariam 400 anos no Egipto (Génesis 15:13).
Quando Deus olhou para a família de Jacó, viu que a pessoa que dava para aquela jornada era José. Aquela etapa era medida certa para José.
Escuta, a jornada da sua família, após o ciclone Idai, é a medida certa para ti. Levanta-te e guia a tua família nessa jornada, pois és tu a quem Deus escolheu para levar a sua casa a ultrapassar cada adversidade que esta fase da vida reserva à sua família. Deus é contigo, Ele não permite nada que não possas suportar (I Coríntios 10:13).
Josué levanta-te e faz a tua família passar sobre essas adversidades. Deus é contigo! Esforça-te! Essa porção você aguenta! Tão-somente esforça-te, cuida de guardar a palavra de Deus e lembre-se de a praticar para que prudentemente conduzas a tua família e prosperes o teu caminho (Josué 1:7-9).
Comments powered by CComment