Saudações! É sempre uma grande alegria e privilégio poder dirigir-me aos irmãos espalhados um pouco por toda parte do mundo para meditarmos juntos na Palavra de Deus. Hoje proponho uma conversa sobre o corpo humano, desde sua formação, constituição, vulnerabilidades a que está sujeito, e função.
Para tal, vamos abrir as nossas bíblias em I Coríntios 6:19-20, estando assim escrito: “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele”. Ámen!
Ao lermos a bíblia a partir de Génesis, podemos compreender que a formação do corpo humano conheceu, pelo menos, três níveis de evolução. Primeiramente, Deus formou o homem a partir do pó (Génesis 2:7); em seguida da costela (Génesis 2:21-22); e depois de o homem e a mulher terem sido formados, a formação do corpo humano passou acontecer na barriga da mulher (Eclesiaste 11:5).
De acordo com a bíblia, e isso você mesmo pode testemunhar olhando para si, o corpo humano é constituído por muitas partes (I Coríntios 12:14). A bíblia explica que todas elas são necessárias, tanto mais que o corpo só tem esse nome por ter muitas partes, referindo que se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo. Está inclusive escrito: “a cabeça não pode dizer para os pés: não preciso de vocês” (I Coríntios 12:22).
Vulnerabilidade do corpo humano
Existem dois tipos de corpo humano, que a bíblia detalha distinguindo entre corpo terrestre e celeste (I Coríntios 15:40). O corpo terrestre é este que herdamos de Adão e o celeste é o que vamos receber quando Jesus vir buscar a Sua igreja (I Coríntios 15:40-51).
Algumas pessoas questionam sobre como vai ser a ressurreição. Com que corpo as pessoas vão ressuscitar, a resposta está em I Coríntios 15:51-52. Os que estiverem mortos naquele dia vão receber os corpos celestes e os que estiverem vivos nesse momento os seus corpos serão transformados de corpos terrestres para corpos celestes. Tem de ser dessa forma porque o corpo terrestre é composto por carne e sangue, duas coisas que não vão entrar no Reino de Deus (I Coríntios 15:50).
Por conta da característica do corpo humano terrestre, ele está sujeito a cenários como enfraquecer, ficar cansado, desgastado, assim como à morte (João 4:6; II Coríntios 4:16; Salmos 73:26). Algumas pessoas espiritualizam tudo, faz uma longa viagem e na chegada verifica que está cansado, abre a boca para atirar a culpa para o Diabo [risos...]. É normal, enquanto você estiver neste corpo herdado de Adão, ficar cansado.
Jesus Cristo transformou-se de Palavra para ser humano (João 1:14), tomando este corpo terrestre para viver connosco aqui na terra. Por isso mesmo, quando ficava cansado, no primeiro sítio que pudesse tirar um tempinho para descansar, aproveitava [risos...] (João 4:6). Este corpo está sujeito a essas coisas, e por conta dessas vulnerabilidades, o crente é chamado a cuidar bem dele (Efésios 5:29-30).
Quando você se descuida e não toma banho adequadamente, por exemplo, não se hidrata, não se alimenta bem, é óbvio que o seu corpo não vai brilhar. Não tem nada de espiritual nisso, este corpo terrestre requer cuidados [risos...]. Alguns vão à procura de curandeiro [pai santo, no Brasil] para que lhes dê óleos para brilharem. Você não precisa disso, apenas deve ter um pouquinho mais de amor por si mesmo, cuidando-se.
Para além destas vulnerabilidades de dimensão física, o corpo terrestre é vulnerável a nível espiritual por conta de Adão, pois através dele, com este tipo de corpo entrou o pecado no mundo (Romanos 5:12). Ao experimentar uma prática pecaminosa, a probabilidade de você querer repetir é maior, por isso estar ciente desta vulnerabilidade é importante para que o seu corpo não te faça perder o céu.
De acordo com a bíblia, o pecado que traz danos para o corpo é a imoralidade sexual (I Coríntios 6:18). Alguns irmãos fazem sexo com prostitutas, umas de luxo e outras das ruas, em função do poder económico ou dos seus desejos. Aliás, não são só irmãos, irmãs também. Este tipo de actos têm danos graves espiritualmente, pois você peca contra seu próprio corpo. A bíblia diz: “vocês não sabem que o homem que se une com uma prostituta se torna uma só pessoa com ela?” (I Coríntios 6:16). Isto é, consumada a imoralidade sexual, o teu corpo passa a carregar espiritualmente o que está no corpo da outra pessoa. É por isso que a bíblia recomenda: “Fujam da imoralidade sexual!” (I Coríntios 6:18).
Função do corpo
Alguns irmãos e irmãs falam que Deus lhes chamou para liberdade, pelo que podem fazer tudo que quiserem; outras questionam onde Deus entra nos seus corpos? E terminam dizendo: Deus só quer o coração. Na verdade essa maneira de falar não é de hoje, fala-se isso já desde os tempos de Paulo na complicada igreja de Coríntios.
E Paulo respondeu a essas pessoas dizendo que o nosso corpo não existe para praticar a imoralidade, mas para servir o Senhor Jesus (I Coríntios 6:13). No início desta conversa lemos que os nossos corpos não pertencem a nós mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço (I Coríntios 6:19-20).
Na cruz, Jesus não comprou só o coração; Jesus não comprou só a orelha; Jesus não comprou só os pés... Jesus comprou o corpo que é composto por muitas partes, pelo que da ponta do cabelo até aos pés pertencemos a Ele. Deste modo, o corpo é para servir a Ele. Na verdade, essa sempre foi a ideia de Deus, por isso que após plantar o jardim do Éden colocou o homem para lavrar e o guardar (Génesis 2:15); e após formar todo animal do campo e toda ave dos céus, trouxe para Adão dar nomes.
Quando servimos a Deus, Ele encarrega-se de cuidar de nós. Repara que enquanto Adão servia, Deus viu que lhe faltava esposa e lhe deu uma. Para termos sucesso nessa missão de utilizar o nosso corpo para devida missão, primeiro precisamos estar cientes que Deus libertou-nos do pecado, pelo que não devemos andar aí soltos ou nos voluntariarmos ao pecado novamente, mas sim submetermo-nos a Deus, exercitando diariamente a rectidão (Romanos 6:18).
Isso faz-se imitando Paulo. Ele tratava o seu corpo duramente e o obrigava a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta do evangelho, ele mesmo não fosse reprovado (I Coríntios 9:27). Alertou noutra parte que com isto não estava querendo dizer que já tinha conseguido, mas sim continuava a correr para o seu alvo (Filipenses 3:12). A ideia é ter a rectidão alicerçada na Palavra como nosso alvo, procurando materializar os comandos bíblicos em nossas vidas um dia de cada vez.
Já acabei de pregar! Para quem ainda não é crente e deseja em seu coração começar a seguir Jesus, clique aqui para fazer a oração aceitando-O como Senhor e suficiente Salvador da sua vida. Venha viver as misericórdias de Deus!
Comments powered by CComment