É terrível o que está a acontecer com a igreja de Cristo! Já não estamos a seguir Jesus, estamos a puxar Jesus. Estamos a puxar Jesus para satisfazer as nossas próprias vontades; buscamos Jesus para resolvermos assuntos do nosso interesse e benefício. Não convém que seja assim; não é assim que se ama a Deus, pois a bíblia diz que quem ama não busca os seus interesses (I Coríntios 13:5).
Revisitemos as pregações dos nossos dias… Não pregamos mais a fé comum, pregamos fé natural; quem senta e analisa as pregações pode ver que hoje a bíblia virou um manual de psicologia, através da qual preparamos mentes para conquistarem seus próprios sonhos. Quem pode nos ensinar os caminhos do Senhor?
Assim como uma marandza baba um homem para depois tirar dele o que lhe interessa, assim tem vindo a ser o nosso comportamento: cantamos uns hinos “amo-te, “amo -te Deus”; e depois metemos requerimento de pedidos que interessam a nós mesmos. Não seja marandza de Cristo enquanto Deus escolheu-te para ser noiva de Cristo.
Escuta, a noiva não pede dinheiro para satisfazer as suas próprias vontades. Quando a noiva pede dinheiro é para se tornar capaz de satisfazer as vontades do seu noivo. A ideia de uma noiva é agradar o seu noivo continuamente, para ganhar o coração dele.
Entendamos uma coisa, a partir do momento em que Deus nos chamou e nos separou dentre muitos para sermos Seu povo, a nossa vontade e o nosso interesse deixa de funcionar. É por isso que fazemos aquela oração, que está em Mateus 6:10: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.”
Não estamos aqui para fazer as nossas vontades; estamos aqui para fazer a vontade daquele que nos chamou; não estamos aqui para conquistar nossos sonhos; estamos aqui para conquistar o sonho daquele que nos chamou. Importa que todos chamados para ser povo de Deus de Jacó apropriem-se das vontades e dos sonhos de Deus.
Oramos pedindo coisas a Deus e não recebemos. Porquê? O que estamos a pedir não interessa a Deus. Havia uma mulher chamada Ana, essa mulher era estéril; no dia que foi orar pedindo filho, não pediu filho para ela, mas sim pediu filho para dar a Deus; e Deus viu que estava precisar de alguém para ocupar lugar do sacerdote Eli, e quebrou a esterilidade de Ana (I Samuel 1:10-11,20,22; 2:30,35).
Ana apropriou-se da vontade de Deus. Ela preocupou-se em resolver o assunto de Deus. Depois de Ana aceitar ser canal para resolver o problema de Deus, o Altíssimo recompensou. Deus recompensou-lhe dando-lhe depois três filhos e duas filhas (I Samuel 2:21). Deus de Isaque é Deus da recompensa, por isso as promessas dEle têm “Se…” e “Quando…” (Isaías 1:12).
Olhemos para Jesus. Ele apropriou-se da vontade de Deus. João 4:34 diz: “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”. Veja o resultado: Jesus está sentado à destra do Pai; Deus exaltou-lhe e deu-lhe o nome acima de todos nomes; e nEle se cumpre a profecia de Miqueias (Marcos 16:19; Miqueias 4:1-2; Filipenses 2:9-10).
A igreja precisa deixar de se comportar como uma marandza; a igreja precisa de abrir mão dos seus próprios interesses e vontades; a igreja precisa de viver para agradar a Deus; a igreja precisa de viver para fazer a vontade e o interesse de Deus. Basta de amor de hinos e cânticos! Basta de relacionamentos de curto prazo com Deus!
Vamos deixar de puxar Jesus para a nossa vida; Ele disse “Vinde a mim”. É burrice pôr vinho novo em odre velho; se você colocar Jesus nas suas vontades velhas, essas vontades vão furar-se e Jesus vai entornar-se; ponha Jesus em vontade nova e seja essa vontade a vontade de Deus (Mateus 2:22).
Escuta, nenhuma dessas vontades terrenas vão te dar alegria completa. A única coisa que dá alegria completa ao Homem é dar alegria a Deus (João 15:10-11). Deus alegra-se quando vê o Homem a andar nos caminhos dEle (III João 4).
Um dia Satanás fez uma proposta a Jesus. Satanás prometeu dar a Jesus todos reinos do mundo, se Jesus o adorasse (Mateus 4:8-9).
Aquela é a maior tentação, pois, Satanás estava a dizer a Jesus: aquilo que Deus prometeu-te morrendo na cruz dou-te agora sem passar pela cruz; é só adorar-me.
Satanás ia de facto dar tudo a Jesus pois, fazendo isso destruía o plano de Deus e passaria a ter aquele por meio do qual Deus fez tudo; a mentira do Diabo nessa proposta não está na promessa, mas no facto de conduzir Jesus a desobedecer a Deus. Entretanto, Jesus disse: Vai-te Satanás, eu escolho andar nos caminhos do meu Pai; tudo isto, vou conquistar pelo caminho da cruz (Mateus 4:10; I Coríntios 15:24-25).
A preocupação de Jesus não estava em ter tudo, mas sim em agradar a Deus. Jesus colocou agradar a Deus em primeiro plano. É por isso que Ele ensinou “não andeis cuidadosos quanto à vossa vida” (Mateus 6:25) “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)… Esses são hinos nas igrejas, mas fazemos o contrário. Isso é vida de uma marandza meus irmãos. Sinceramente falando, não há diferença entre nós e elas.
Jesus foi sábio em toda a sua carreira. Ele praticou Josué 1:8, por isso colheu Salmos 111:10. Guarda uma coisa no seu coração: a prosperidade do seu caminho não está nas orações, jejuns e cânticos emocionais; a prosperidade do seu caminho dá-se quando fazemos conforme está escrito (Josué 1:8), o resto não vem de Deus e leva perdição. Os caminhos dos apóstolos Paulo, Pedro, João e companhia eram prósperos porque eles faziam conforme Jesus lhes ensinara.
Mas há uma grande novidade para nós. A bíblia diz em Apocalipse 3:19 “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te”…
Igreja de Cristo, ainda há mais uma oportunidade de voltarmos a ser noivas e não marandzas. Se Jesus está nos repreendendo é porque ainda temos uma oportunidade. Tão-somente apartemo-nos das nossas vontades e interesses; busquemos o Senhor para fazer a vontade dEle; busquemos o Senhor para sermos vasos para materialização da vontade dEle. Deixemos de viver para o nosso próprio benefício, e vivamos para Cristo; deixemos Cristo viver em nós; vivamos para agradar o Noivo.
Comments powered by CComment