Deus tem a coisa mais preciosa e necessária para todos os Homens: a vida (I Samuel 2:6)! Estava a apreciar, há dias, a maneira como Jesus hierarquiza a importância das coisas. Ele diz: primeiro vida, depois comida; primeiro corpo, depois roupa (Mateus 6:25). Se o mundo inteiro está agitado é porque o Covid-19 coloca a sua vida em apuros.
Neste ambiente, gostaria de falar da atitude de um homem que está na bíblia. A postura desse homem salvou a sua vida e a da sua família da ira de Deus. E creio que é um exemplo que ao ser seguido pode ser útil para si e para a sua família.
O homem do qual vos falo chama-se Ló. Ele é sobrinho de Abraão (Génesis 11:27). Diz-se na bíblia que Ló era muito rico, tinha uma esposa, duas filhas, e muita gente trabalhando para ele (Génesis 13:6-7). Depois que se separou do seu tio, ocupou a cidade de campina até a cidade de Sodoma (Génesis 13:12). Era muito rico aquele senhor.
A bíblia fala que ali onde ele ocupou era bonito e podia se comparar com o jardim do Senhor (Génesis 13:10). Mas quando ele chegou à cidade, soube que era um lugar de homens maus e grandes pecadores contra Deus (Génesis 13:13). Na tamanha maldade de Sodoma até raptaram Ló e tudo que ele tinha, incluindo as pessoas que trabalhavam para ele (Génesis 14:12).
Depois de ser levado e cativo, o tio resgatou a ele, a esposa, filhas, e a fazenda dele e seus trabalhadores (Génesis 14:14-16). Vale salientar que, em Sodoma, Ló era estrangeiro (Génesis 19:9); portanto, ele era como nós, que somos estrangeiros aqui neste planeta (I Pedro 2:11).
Ló, sendo estrangeiro, apesar do poder económico que tinha, era-lhe complicado pôr ordem na cidade, até porque Sodoma tinha o seu rei. Então ele decidiu clamar a Deus, por conta da maldade daquele lugar.
Estudando a bíblia, posso entender que Ló clamou a Deus várias vezes durante um número considerado de dias. A bíblia diz que nos céus, Deus recebeu um clamor multiplicado (Génesis 18:20).
Deus já sabia que em Sodoma havia muita maldade (Génesis 13:13), mas quando viu o clamor multiplicado a chegar no céu (quando viu que havia alguém que não parava de pedir socorro), Ele começou a ficar preocupado e decidiu descer para ver se havia ou não razão para aquele pedido de socorro (Génesis 18:21). Meus irmãos, a bíblia diz que Ló clamou até o clamor dele ficar engrossado diante da face de Deus (Génesis 19:13).
Deixa-me explicar como funciona isto de clamor multiplicado. Quando você ora, a sua oração sobe como incenso e fica em salvas de ouro lá no céu (Apocalipse 5:8). Deus quando olhou para as salvas de ouro, viu que havia alguém pedindo repetidamente por socorro lá na terra.
Numa bela tarde, Ele mandou descer dois anjos para Sodoma e Ló encontrou-se com eles na porta da cidade (Génesis 19:1). Os anjos tinham aparência humana. Ló sabia porquê tinham vindo (Génesis 19:8); eles queriam fazer a avaliação passando uma noite na rua; Ló não aceitou e levou-lhes até à casa, e naquela noite todos homens de Sodoma atacaram Ló (Génesis 19:9); assim os anjos viram que o clamor tinha razão de ser, defenderam Ló, e colocaram em acção o mandato de destruir Sodoma (Génesis 19:10-13).
Mas antes de destruir Sodoma, tiraram Ló e sua família (Génesis 19:15-22). Ó gerações oprimidas por Covid-19, sigamos o exemplo de Ló! É chegada hora de clamar até o nosso clamor ficar engrossado diante de Deus! É chegada a hora de multiplicar o clamor contra Covid-19!
Ó gerações oprimidas por Covid-19, dobrem os vossos joelhos e digam a Deus a maldade que o coronavirus está trazer nas vossas vidas! Em vez de postarem no Facebook já morreram 30, 50 mil pessoas, digam isso a Deus; Digam a Deus que os planos pelos quais vocês oraram na abertura deste ano estão a ir água abaixo; Digam a Deus que os sistemas de saúde não estão a conseguir dar conta; Digam a Deus que os nossos cientistas estão com dificuldade de encontrar resposta para o Covid-19… Digam a Deus! Digam a Deus! É tempo de multiplicar o clamor.
Não faz confusão. O evangelho não é contra ciência; foi Deus quem plantou a árvore da ciência do bem e do mal e colocou no meio do jardim (Génesis 2:9). Não temos nada contra a medicina, pois foi Deus quem deu isso ao Homem para poder se gerir enquanto estiver na terra. Assim como nos deu medicina, nos deu arquitectura para construirmos as nossas casas.
O facto de, ao impormos as mãos sobre alguém, essa pessoa ficar curada, não nos impede de recomendar atenção médica; pois a cura depende de Deus e não de nós. Apóstolo Paulo podia orar por Timóteo para curar o problema dele de estômago e frequentes enfermidades, mas como não agradou a Deus que assim fosse Paulo deu uma recomendação médica (I Timóteo 5:23).
Só Deus sabe como vai nos livrar do Covid-19. Para livrar Israel, Deus escolheu um homem e capacitou-lhe (Êxodo 3:10-12); para fazer cair os muros de Jericó, Deus mandou o povo dar voltas ao redor da cidade e gritar, e a muralha caiu (Josué 6:20). Eu não sei se o livramento contra o Covid-19 vai ser natural ou sobrenatural, o que sei é que clamando como Ló, o alívio do nosso Senhor certamente virá.
Geralmente, quando o livramento é normal, os sábios e instruídos não veem a mão de Deus. Ouve, nenhum cientista tem capacidade alguma se o Pai que está nos céus não derramar nada sobre ele (João 3:27). Quando Deus queria que Moisés construísse o tabernáculo, Ele chamou Bezalel e encheu-lhe de ciência em todo artifício para inventar (Êxodo 31:3-4).
Sábio e instruído, o crente não é maluco e nem tem uma fé sem fundamento. Todo Homem por natureza possui alguma capacidade científica, porque Adão quando pecou comeu do fruto da árvore da ciência do bem e do mal [risos…], e nós viemos de Adão. Para além dessa capacidade nata, Deus dá mais ciência, como fez para Bezalel. Por isso somos chamados a clamar; isto não é perder tempo, antes é implorar a intervenção de Deus.
Para terminar, vamos ler Joel 2:17-18 “Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio [vergonha pública], para que as nações façam escárnio dele; porque diriam entre os povos: onde está o seu Deus? Então, o Senhor terá zelo da sua terra e se compadecerá do seu povo.”
Ninguém pare de orar. Ninguém pare de clamar. Ninguém desfaleça. Ainda que todos desistam, clame; em Sodoma foi apenas Ló quem clamou e Deus respondeu salvando a ele e sua família. É para orar multiplicadamente! Se você ainda não está a clamar, por favor envolva-te; separa um tempo por dia e clama a Deus; não perde nada por isso; você está fazendo isso por si, pela sua família, e pelo mundo.
Atenção, meus irmãos, o nosso clamor tem de ser feito “em nome de Jesus”; Ele mesmo é que disse “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (João 14:13); não é necessário invocar a ninguém no céu para rogar pelos pecadores, porque amamos o Filho e cremos que Jesus veio de Deus (João 16:26-27).
Quando digo que não é necessário haver quem rogue, não falo como sendo minha opinião. Jesus Cristo é quem explica isso. Em João 16:26-27, Jesus diz que assim que nós cremos que Ele veio da parte de Deus, não é necessário que alguém rogue a Deus para que Ele faça alguma coisa, pois o Pai nos ama; e porque Ele nos ama falamos directamente com Deus em nome de Jesus, o único mediador entre Deus e homens (I Timóteo 2:5).
Já preguei! Por favor, vamos clamar como Ló! Sem querer pedir muito, se você ainda não é crente e deseja em seu coração seguir a Jesus, por favor, clica aqui para fazer a oração confessando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador.
Comments powered by CComment