Deserto da Judeia

Importância de congregar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! Antes de partilhar a palavra de Deus, gostaria de realçar que a Chave de Davi é um simples site evangélico. Não somos uma igreja física e nem online [risos...]. O nosso papel é mesmo trazer a todos para Cristo Jesus, e cabe a cada um depois ir a igreja onde se sinta bem para congregar. Sei que existe no Brasil duas igrejas com o nome Chave de Davi. Antes mesmo de me converter já existiam, pelo que louvo a Deus pela consideração que têm por nós e o trabalho que têm feito em prol do Reino.

A nossa reflexão hoje é em torno da importância de congregar ou, se preferir, relevância de fazer parte de uma congregação. Tem se dito muita coisa sobre isso, mas nossa proposta é vermos juntos o que a bíblia diz.

Vamos ler juntos Hebreus 10:25: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.”

O escritor da epístola aos hebreus escreveu o versículo que acabamos de ler num texto em que está a exortar aos irmãos para chegarem mais perto de Deus e ou perseverarem na fé. Ele fala no versículo anterior, ao que lemos, sobre a importância de nos considerarmos uns aos outros para nos estimularmos ao amor.

Há um conhecimento equivocado que temos tido sobre a igreja. Creio que já ouviu gente dizendo “igreja não é templo. Eu sou igreja. Você é igreja...”. Cuidado com isso! É meia verdade. Igreja não é templo isso é verdade, mas a parte que diz eu sou ou você é igreja... Não é verdade. Igreja é um conjunto de pessoas (I Coríntios 12:12). Não é singular, mas sim plural (Mateus 18:20). Não é você sozinho, mas sim eu e você! [risos...]

Continuando, o escritor de Hebreus diz, em 10:24, que quando congregamos temos uma espécie “acordo” com as outras pessoas que nos estimula a amar mais. Tem gente que te vai dar força para manter-se ou envolver-se no exercício do amor.

Aceitar Jesus Cristo como seu Senhor e suficiente salvador é receber a armadura de Deus para combater o Reino das Trevas. Então você não pode travar essa luta isoladamente, mas sim ao lado de outros membros do exército (Efésios 6:10-11).

A palavra de Deus é a espada do espírito (Efésios 6:17). Quando exercitamos a Palavra na nossa vida, estamos a manejá-la. Quando você pratica o amor, por exemplo, está manejar a palavra de Deus contra o Reino das Trevas. É por isso que quando você tira o amor da bíblia para a prática se levantam coisas que te desmotivam ou te desencorajam a amar. São os outros do seu meio na congregação que vão te estimular a perseverar no amor.

A bíblia também explica que a congregação vai estimular você a fazer o bem. A visão do mundo e da palavra de Deus está em grande choque. Para o mundo praticar o bem é ser ultrapassado. Isso deixa qualquer um com mente confusa, levando a questionar sobre o que ganha fazendo o bem por conta da pressão. Os outros membros da igreja, diz a Bíblia, nos estimulam a continuarmos a acreditar no valor de ser recto, importância de procurar alicerçar a nossa vida na rectidão.

É por isso que o escritor de Hebreus nos pede no versículo 25 do capítulo 10 a não deixar a nossa congregação, a não deixar de frequentar as reuniões/cultos. É este ambiente que estimula o amor e a fazer o bem que agrada a Deus. É neste meio que somos animados uns aos outros a esperar em Deus. Isso de não preciso do outro, só eu e Deus e frases parecidas é papo de orgulhoso. Ninguém vai longe sozinho, lutando contra um adversário invisível, com poder e astúcia como o Diabo.

Sem estímulo para estas coisas, facilmente o Diabo pode nos arrastar a pecarmos voluntariamente enquanto conhecemos a Verdade (Hebreus 10:26) e desse modo destruir gradualmente o relacionamento que individualmente temos com Deus (Isaías 59:2).

Quem constituiu a igreja é Jesus (Mateus 16:18). E a igreja é invencível e tem a chave do Reino, isto é, tem autoridade para proibir ou permitir qualquer coisa na terra em prol do Reino de Deus (Mateus 16:19).

Para além de constituir a igreja, o Senhor Jesus deu dons às pessoas. Efésios 4:11 diz: “Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.”

Apóstolo Paulo explica em Efésios 4:12 que Jesus deu estes dons para que nós que cremos nEle possamos ser aperfeiçoados ou preparados por este grupo destacado para que possamos servir... Isto é para que possamos ser obreiros. Pastor e companhia não estão para fazer “show off” com dons no púlpito, mas sim capacitar os que estão sentados nos bancos da igreja para poderem também servir a Deus.

A ideia dos Céus não é você aceitar Jesus e depois ficar assim. A ideia é que você possa ser um vaso dEle, então colocou servos dEle na igreja para te preparar, para te aperfeiçoar a servir a Ele. Deus tem herança para cada filho dEle, mas regra geral dá quando o crente atinge a maioridade espiritual (Gálatas 4:1-2).

Não sei se você sabia, mas há idade espiritual. Ela é diferente da nossa idade normal (cronológica), pois depende do nosso nível de conhecimento de Jesus Cristo e semelhança com Ele (Efésios 4:13). É o grupo separado por Deus por meio de atribuição de dons que tem a responsabilidade de nos tirar do nível de menino em Cristo para crentes maduros e à altura  espiritual de Cristo (I Coríntios 3:1-2; Efésios 4:13).

Portanto, abandone essa ideia de “eu rezo na minha casa”. Jesus conta contigo na congregação para estimular os outros, primeiramente, e quer que você se deixe preparar para servi-Lo!

Alguns dizem “não vou porque Jesus não tinha igreja, quem inventou isso é o Homem [risos...]”. Não é verdade, Jesus sempre congregou. Desde menino ia ao templo (Lucas 2:46) e já crescido frequentava as sinagogas, que eram os locais de culto naquela época. Jesus ensinava nas sinagogas e fora delas (Lucas 4:15; Mateus 13:1-3). Jesus geralmente só se isolava para passar mais tempo com Deus em oração (Lucas 6:12; João 8:1). Se estamos a seguir Jesus, então imitemos os passos dEle.

Eu sei! Muitos sentem-se desencorajados a congregar, porque vêem por aí servos falsos. Gente que tira demónio com beijo ou apalpando seios de irmãs [risos...]. É isso que as pessoas espalham agora. O que não presta é o que é mais partilhado por aí. Mas deixa dizer-te que mesmo onde havia 450 profetas de Baal, Deus tinha um sério. Há sempre uma igreja séria por aí. Mesmo no tempo de Jesus, havia muito religioso falso. Fariseus, saduceus e tantos outros, mas no meio deles estava João Baptista. Depois o próprio Jesus, e aquele que expulsava demónios em nome de Jesus (Marcos 9:38-40) [risos...].

Ser ovelha sem pastor aqui na terra não vai te ajudar. Jesus é Sumo Pastor e delegou essa tarefa de cuidar do rebanho a pastores que Ele levanta aqui na terra (I Pedro 5:1-4). Ovelha sem pastor é aflita, abandonada e descomandada (Mateus 9:36; Números 27:16-18). Procure congregar...

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

686178
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
376
414
2135
630924
8952
14427
686178

Seu IP: 3.14.141.100
2025-01-18 10:04

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Copyright © 2018-2019 Dalton Multimedia, E.I. Todos Direitos Reservados.

Search

Ir ao Top