Saudações! Celebramos hoje cinco anos da Chave de Davi! É comemoração dupla, pois alcançamos há poucos dias 500 mil acessos, numa altura em que caminhamos a passos galopantes para o texto 500, pelo que louvamos a Deus pela vida de todos que têm partilhado as publicações com mais alguém. A nossa visão é libertar e guiar para o caminho da salvação, evangelizando a Palavra de Deus na internet. E a nossa ideia é continuar aqui sempre movidos pelo espírito voluntário.
Gostaria, hoje, de reflectir com mais alguém a respeito de raças. Lendo a bíblia podemos identificar pelo menos três raças espirituais desde raça de víbora, lobo selvagem e ovelha. Vamos estudar sobre este assunto, procurando ver em qual dos grupos cada um de nós faz parte.
Em função da nossa maneira de ser e estar, a bíblia mostra-nos em que categoria de animal nos encaixamos melhor. Alertar que a bíblia não é racista, mas sim, por meio destes três animais, procura nos ajudar a ter uma real percepção do que somos biblicamente e o nível de trabalho que precisamos que Deus faça em nós para sermos o que Ele Deus deseja.
Raça de víbora
Para estudarmos sobre estes seres humanos, vamos abrir as nossas bíblias em Mateus 3:7 “E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?”.
Os homens que fazem parte desta espécie de animais foram identificados por João Baptista, enquanto baptizava inúmeras pessoas no rio Jordão, com água para o arrependimento.
Segundo João, fazem parte deste grupo os “crentes faz de conta”. Gente que finge que está arrependida da vida que leva, mas na verdade não mudou (Mateus 3:8). Só quer aparecer como cristão e arrancar aplausos da plateia com atitudes falsas, mas na verdade continua a levar uma vida desagradável para Deus.
Até pregam bem no púlpito, mas não vivem aquilo que ensinam (Mateus 23:3). As suas obras não passam de efectivação de estratégias de marketing só para serem bem vistos e atraírem respeito no seio da sociedade, ou seja, não fazem por Deus, não amam a Deus, amam sim a reputação (Mateus 23:5).
Esta raça, a de víbora, é perigosa, pois a sua maneira de ser e estar atrai admiração das pessoas para si enquanto eles são na verdade condutores cegos (Mateus 15:12-14). O condutor cego despreza coisas importantes da Palavra... Por outra, conseguem coar mosquito, mas engolem um camelo (Mateus 23:24). São esses que matam a expansão da igreja de Cristo, levam os incrédulos a terem mais alicerces para chamarem os servos de Deus de mafiosos.
As víboras com corpo humano ficam escandalizados com o evangelho verdadeiro e perseguem os enviados de Deus, difamando-os e em outros casos até matam (Mateus 23:34; João 8:48).
A respeito desta raça, Jesus Cristo disse: “Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados” (Mateus 23:28). E ainda garantiu que no Reino do Céu esta raça não entra (Mateus 5:20).
Lobos devoradores
A raça lobo selvagem ou lobo devorador são falsos profetas. As pessoas com esta característica infiltram-se no meio do povo de Deus vestidas disfarçadamente de ovelha, mas na verdade são lobos devoradores (Mateus 7:15).
A diferença entre esta espécie e a que vimos anteriormente, está no nível de consciência. As víboras são espiritualmente tolas e cegas e todo seu comportamento resulta dessa tolice e cegueira (Mateus 23:17), enquanto que os lobos devoradores são sábios para matar, roubar e destruir, isto é, agem intencionalmente (Mateus 7:15).
Eles, os lobos devoradores, aparecem no meio cristão para cruelmente enganar o rebanho, pregando mentiras encobertamente de modo a arrastar os crentes da sã doutrina para a falsa doutrina (Mateus 24:11; Atos 20:30). Trabalho deles é enganar.
Para que as suas mentiras tenham efeito, eles exploram muito a cobiça do ser humano, sobretudo bens materiais e coisas agradáveis à carne (Atos 20:30). Eles fazem milagres, também... Sinais e prodígios convincentes de que Deus é com eles (Mateus 24:24). Mas na verdade tudo não passa de marketing de um servo do Diabo [risos...].
Jesus Cristo afirmou que do jeito que são muitos e pela forma como se disfarçam [risos...] não é possível apontar, só é possível descobri-los atentando para os seus frutos ao longo do tempo (Mateus 7:16). Só é possível ver observando os resultados das suas acções ao longo do tempo. Com passar do tempo acaba se notando que suas acções atropelam os princípios bíblicos. Nem Deus, nem a bíblia muda... O que Deus chamou de pecado ontem, também é hoje, não importa o nível da modernidade.
Ovelha
Biblicamente, são todas as pessoas que ouvem a voz de Jesus e seguem-no (João 10:27). O Senhor Jesus explicou isso no dia da Festa da Dedicação, perto do “Alpendre de Salomão”. Todo aquele que ouve a Palavra de Deus, aceita e segue é ovelha. E as ovelhas vivem em rebanho e Deus tem prazer em dar-lhes o Reino (Lucas 12:32).
O rebanho é pastoreado pelo Senhor Jesus. Ele que garante ser bom pastor, capaz de dar a sua vida por elas (João 10:11). Sumo Pastor Jesus explica, em João 10, que a ovelha é obediente e tem capacidade de reconhecer a voz do seu Pastor. Ela sabe que esta voz que chama pelo meu nome é meu pastor e assim que reconhece sai do curral.
Não precisamos de fazer apelos e dizer esta é a Palavra de Deus, não. As ovelhas conhecem a voz do seu Pastor. Elas sabem que quem está falando por meio desta ou daquela pregação é Jesus [risos...]. Quando é voz de um estranho também se apercebe logo e foge.
Davi foi pastor de ovelhas por muito tempo, por isso fala com propriedade sobre esse assunto em Salmos 23. Ele explica que a ovelha vive consciente de que nada lhe faltará, será bem cuidada e conduzida, andará sempre em segurança mesmo em situações perigosas, e o futuro é risonho.
Todavia, a bíblia explica, ainda, que as pessoas que um dia ouviram a Palavra de Deus, aceitaram, seguiram e depois desviaram-se são também ovelhas. Mas estas são chamadas de ovelhas perdidas (Salmos 119:176).
É necessário não confundirmos ovelha perdida e ovelha que falhou. A bíblia diz que a ovelha em forma humana é por natureza obediente, mas falha (II Crônicas 6:36). Ela não erra de forma voluntária e não vive no erro (Provérbios 28:13). Quando erra e passa a viver naquele erro ou em outros relacionados designa-se ovelha perdida.
A ovelha perdida vive biblicamente sem rumo, aflita e abandonada (Mateus 9:36). Vive sem ninguém para guiá-la e instruir sobre como entrar e como sair (Números 27:17). Isto é, aborda vida do seu jeito imprudente. Sua maneira de ser e estar é tradutora de alguém que gasta seu dinheiro naquilo que não é pão e o produto do seu trabalho naquilo que não satisfaz (Isaías 55:2).
Minha senhoras, meus senhores! Eu tenho alegria de anunciar que o vinho e o leite estão disponíveis sem dinheiro agora!!! (Isaías 55:1) O vinho que simboliza o sangue de Jesus e o leite que é a Palavra de Deus, na sua forma básica (I Coríntios 3:1-2; Mateus 26:27-28) estão disponíveis para toda ovelha perdida e você pode comprar tanto o vinho quanto o leite sem dinheiro.
Isto não é publicidade da refeição celestial [risos...]. Eu estou a dizer que Jesus deixou o rebanho no campo e está procurando pela ovelha perdida, não com vara em suas mãos, mas sim com vinho e leite. O vinho para, por dentro, lavar a ovelha perdida do pecado que lhe desviou e o leite para devolver-lhe ao caminho que leva ao Céu.
Já acabei de pregar! Quem é a primeira pessoa que reconhece que é raça de víbora, lobo selvagem ou ovelha perdida, e ouvindo esta mensagem decide aceitar a Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador? Se você é essa ovelha, por favor, clique aqui para orar comigo.
Comments powered by CComment