A primeira pessoa a ser enviada para pregar Cristo ressuscitado numa congregação foi Maria Madalena, uma mulher. Após ressuscitar, Jesus apareceu primeiro para Maria Madalena e mandou-a anunciar aos discípulos que Ele subiria ao Pai; e Maria foi ter com os discípulos que estavam congregados com portas cerradas com medo dos judeus e fez o que Jesus lhe mandou (Marcos 16:9; João 20:17-19).
Jesus foi, depois, para onde os discípulos estavam ajuntados para confirmar o que Maria Madalena havia anunciado (João 20:20), porque os discípulos não haviam crido no testemunho dela (Marcos 16:11).
Uma das primeiras pessoas, senão a primeira, a evangelizar Jesus como o Cristo dentro de uma cidade foi uma mulher, conhecida por mulher de Samaria. Após um momento de diálogo com Jesus, a mulher de Samaria entrou na cidade, evangelizou todo mundo e as pessoas saíram e foram ter com Jesus para ouvi-Lo (João 4:28-30).
Estes eventos bíblicos mostram-nos que Jesus conta com as mulheres para pregarem a Sua Palavra dentro e fora da igreja. Jesus mostra-nos, de forma prática, que não só está disposto a usar as mulheres em prol do Reino, como também está pronto a derramar a mensagem, assim como fez com Maria Madalena.
Quanto à colocação “As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei” (I Coríntios 14:34), digo em verdade, que apóstolo Paulo escreveu isso por causa da dureza dos vossos corações, mas no princípio do evangelho de Cristo não foi assim como vedes acima.
A igreja de Coríntios era mui problemática, havia muita confusão; até os filhos faziam sexo com os pais (I Coríntios 5:1). Paulo teve de ser radical para devolver a ordem naquela igreja (II Coríntios 7:10). É por isso que recorreu à lei para poder ensinar isso, e não ao exemplo de Cristo; daí a colocação “como também ordena a lei” (I Coríntios 14:34).
Sobre “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (I Timóteo 2:12), Paulo está, na verdade, a negar que a mulher abuse do seu marido quando entende a Palavra melhor do que ele. O que está em causa não é a mulher não ensinar; mas ensinar o marido faltando-lhe respeito.
É fácil entender isso, basta observar que Priscila e o seu esposo Áquila ensinaram a doutrina de Cristo a Apolo (Atos 18:26). Priscila e Áquila andaram com Paulo (Atos 18:3,18). Se Paulo estivesse proibindo a mulher de ensinar, Priscila não teria participado na indução de Apolo a doutrina de Cristo.
Muito antes do princípio do evangelho de Cristo, Deus já havia prometido uma nova forma de ser e estar no Reino. Em Joel 2:28, Deus diz “derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão...”. Pregar a Palavra é profetizar; quando você prega edifica, exorta e consola (I Coríntios 14:3). Profetizar não é apenas prever o futuro; profetizar é proclamar a vontade de Deus.
Amadas irmãs, se em vossos corações há desejo de ser pregadora ou cooperadora, peço-vos que não mateis esse desejo; antes alimentai-o seguindo o exemplo de Maria Madalena que procurou estar perto do Senhor Jesus em palavras, pensamentos e atitudes. Quando estamos conectados a Jesus damos muitos frutos (João 15:5).
Ora esta amadas, o que fala de frutos, fala de árvore; o que fala de árvore, fala de semear; e o que fala de semear, fala de semente. Ora, quem semeia cuida da semente, esperando que um dia ela brote; após brotar, espera que ela cresça; e após crescer, espera que a árvore dê frutos.
Em Cristo as coisas não são lineares como esse processo. Mas escrevo estas coisas para que você possa entender que nem sempre será como sucedeu com a mulher de Samaria, que virou grande evangelista após conversar com Jesus; por vezes é necessário semear, e isso requer paciência, meditação, oração e o exercício das instruções que a bíblia dá em sua vida.
Já aconselhei! E para você que ainda não segue Jesus e o seu coração está desejando dar o primeiro passo, tenho um segundo conselho: clique aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador. Vem viver a misericórdia de Deus!
Comments powered by CComment