Nos últimos tempos é notório a associação da operação de Deus a manifestação visível. Chegamos ao ponto de dizer “aqueles pastores que só pregam e não acontece nada eu não perco tempo com eles, queremos aqueles que só de subir no púlpito todo que tem demónio manifesta”; como quem diz esse é que é forte [risos…].
Enquanto escrevia estas coisas acima, veio-me à mente uma frase engraçada “as pessoas querem pastores como Jesus quando chegou na província dos Gadarenos” [gargalhada…]. Não deve ser fácil ser pastor por estes dias [risos…]. Venho falar da operação de Deus numa outra perspectiva.
Lê comigo Hebreus 4:12-13 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.”
Se calhar, primeiro devo dizer que eu creio nos sinais e nos milagres. Portanto, não tenho nada contra os sinais e milagres. O que estou a dizer é: muitas vezes Deus opera por meio de uma pregação no culto e as pessoas não percebem. Muitas vezes Deus opera por meio de uma meditação no seu quarto e a pessoa não percebe. Muitas vezes Deus opera por meio de uma conversa bíblica com os amigos e as pessoas não percebem. Deus opera e a pessoa leva com leviandade, porque para ele, Deus opera quando o demónio é expulso e o paralítico levanta da cadeira de rodas.
A palavra de Deus é viva e eficaz; a partir do momento que você ouve a Palavra, e é conduzido a uma autoavaliação ou autojulgamento, Deus já operou! É silencioso, sim; ninguém se arrepia, sim; nenhum demónio se manifesta, sim; mas o Espírito Santo já trabalhou.
Você pode esconder muita coisa na vida. Quando Deus opera por meio da Palavra, a própria Palavra quando sai tem capacidade de ir buscar todos seus podres colocar diante dos seus olhos e dizer “vamos lá tratar deste assunto”.
O ser humano não tem capacidade para por si mesmo discernir os pensamentos e as intenções do seu próprio coração (Jeremias 17:9-10). A palavra de Deus quando sai, penetra até à divisão da alma e do espírito, e quando lá chega leva o Homem a examinar-se e por si mesmo, vê se as intenções do seu próprio coração estão em consonância com os de Deus. Este mover é tão grande que se houver pecado escondido a sua ficha vai cair.
Ninguém consegue ostentar santidade quando Deus está operando assim. A palavra de Deus é espelho do coração e dos pensamentos; quando você se expõe à Ela, vai dizer-te como você está, sem esconder nada, doa o que tiver de doer. E este mover não é público; tudo está calmo; a Palavra vem para si e trata consigo em particular.
Esta maneira de Deus operar é mais importante que a operação que tira um paralítico da cadeira de rodas (Mateus 11:20; 5:29); porque este agir da Palavra conduz ao arrependimento e recurso, atempado, ao perdão que Deus nos dá em Cristo Jesus (Apocalipse 2:5). Para além de aperfeiçoar-nos para edificação do corpo de Cristo e fazer-nos crescer em tudo naquele que é a cabeça da Igreja, Jesus Cristo (Efésios 4:12,15).
Não é preciso sentir [risos…]. O importante é ouvir e compreender (Mateus 13:23).
Eu gosto de contar estórias. Certa vez, um jovem pediu que tivesse uma conversa com um pastor, que prontamente lhe recebeu; depois daquelas saudações, iniciou a conversa; e o jovem disse para o pastor: eu quero a presença de Deus; eu quero viver a presença de Deus, não sei como fazer. O pastor olhou para ele e perguntou: você conhece a Palavra? E ele disse que conhecia; e o pastor voltou a perguntar: você pratica a Palavra? Ele disse: com falhas, mas pratico. Depois o pastor sorriu e disse: então você já tem e anda na presença de Deus.
Então o jovem surpreendido perguntou: como assim, eu nem sinto nada! O pastor olhou para ele e disse: Jesus é o caminho, a verdade e a vida; a partir do momento que você conhece a Palavra e busca andar no caminho, já tem e vive na presença de Deus, porque Jesus sempre está presente no caminho; o SENHOR disse que Ele é o caminho; mesmo que você não consiga aplicar a Palavra sem falhar, você está na presença dEle, porque o pedir perdão também faz parte do caminho, que é Jesus. Tão simples assim!
O jovem ficou contente. Foi para casa sabendo que ele estava e andava na presença de Deus. Ouvir e compreender a palavra de Deus tira qualquer um da opressão; ouvir e compreender traz alívio; traz um jugo suave, e um fardo leve.
Já acabei de pregar! Se você deseja de coração seguir Jesus (se você quiser ser cristão), por favor, clique aqui para fazer a oração de aceitação.
Comments powered by CComment